Páginas

Deu no Diário de Cuiabá: João Bosquo lança livro de poemas “Sonho de Menino” em parceria

João Bosquo lança livro de poemas “Sonho de Menino” em parceria 

Da Reportagem

O poeta e jornalista João Bosquo lança no próximo dia 17 de fevereiro de 2006, sexta-feira, o livro “Sonho de Menino é Piraputanga no Anzol”, contendo 59 poemas, incluindo o poema dedicatória aos seus filhos. É uma seleção fechada nos anos 80 e por motivos diversos não foi editada até agora, embora a maioria deles já tenha sido publicada em suplementos literários, jornais e revistas regionais. É um conjunto de poemas onde se sobressaem a temática regional, mas, claro, o lirismo e o social também se fazem presente.

O livro “Sonho de Menino é Piraputanga no Anzol” é a quarta obra de João Bosquo. Ele já publicou “Abaixo-Assinado”, poesias, em parceria com Luiz Edson Fachin, em edição bancada pelos próprios autores, lançado em 1977, em Curitiba. Depois veio “Sinais Antigos” e “Outros Poemas”, ambos pela Edições Namarra, e participou do Programa Poetas Vivos da Casa da Cultura de Cuiabá. Integra a seguintes antologias: “Abertura”, – Edição da UPES – Curitiba – 1976; “A Nova Poesia de Mato Grosso” – Edição do jornal “Fim de Semana” e UFMT – Cuiabá – 1986; “Panorama da Atual Poesia Cuiabana”– Edição do Departamento de Letras da UFMT (CLCH) – Cuiabá – 1986, e “Primeira Antologia dos Poetas Livres nas Praças Cuiabanas”, – Edição patrocinada pelo Fundo Estadual de Fomento à Cultura de Mato Grosso – 2005.

O autor diz que o livro estava “encroado”, parecendo que não queria sair da gaveta, apesar do encentivo de amigos e colegas. O escritor Ricardo Guilherme Dicke chegou a escrever um prefácio para o livro, mesmo assim não foi possível a edição. Agora o texto de Dicke entra como posfácio, visto que ele faz muitas referências datadas como Ronald Reagan, ex-presidente dos EUA, e Konstantin Tchernenko, que ficou 13 meses a frente do Klemlin soviético.

Os dois eram os poderosos da época e poucos se lembram deles. Fora isso Dicke faz importantes avaliações da poesia de Bosquo, mas podemos adiantar aqui para deixar o leitor curioso. “Acho que assim vai ficar até melhor. O leitor vai poder conhecer toda a coleção e depois vai ler tudo o que Ricardo Guilherme Dicke sentiu ao ler esses mesmos poemas”, diz.

O novo livro de João Bosquo é bancado pelo próprio e por dezenas de amigos e parentes que compraram exemplares antecipadamente e tem uma tiragem inicial de 500 volumes.

O lançamento acontece na Livraria Adeptus, Loja 3 Américas no dia 17, sexta-feira, e terá uma apresentação do artista Neneto Sá, que fará um recital de alguns poemas escolhidos do livro. Neneto coordena o movimento Poetas Livres que se reúne todos os sábados nas praças cuiabanas, do qual Bosquo participa.

SERVIÇO:

QUANDO: 17 de fevereiro de 2006, às 20 horas

O QUE: Lançamento do livro “Sonho de Menino é Piraputanga no Anzol”

QUEM: João Bosquo

ONDE: Adeptus Livraria – Loja Shopping 3 Américas


Fonte: Diário de Cuiabá